Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Estresse e alergias

Estresse e alergias

Proteção contra alergias, medicamentos para alergia e injeção para alergia são métodos padrão para controlá-las e reduzi-las. Entretanto, o que é normalmente negligenciado quando se fala em alergias é a importância de estarmos física e mentalmente em forma. Nesse artigo, você aprenderá algumas das formas mais inesperadas para ajudar a controlar suas alergias, assim como alguns tratamentos novos e alternativos. Começaremos com uma olhada no papel que o estresse tem nas alergias.
Uma bagunça chamada estresse
Um estilo de vida saudável que inclui exercícios físicos regulares e uma dieta equilibrada ajuda a frear o estresse, que não é um alérgeno, mas enfraquece o sistema imunológico, tornando o corpo mais vulnerável a todos os tipos de infecção, inclusive aquelas ocasionados por alergias, como a sinusite e a rinite. Muitas pessoas têm dificuldade em distinguir entre infecções e alergias.
Na nossa sociedade dinâmica e moderna, a maioria das pessoas vive sobrecarregada. Nossos corpos, por outro lado, reagem a essa sobrecarga da forma tradicional retornando ao mecanismo básico de resposta "fight or flight" ("lute ou fuja", uma resposta biológica dos animais ao forte estresse). Essas eram as duas escolhas que os seres primitivos tinham quando enfrentavam estresse, que normalmente se apresentava na forma de um animal faminto.
Quando enfrenta uma situação estressante, seja ela um animal grande e peludo, seja ela um chefe irritado, o corpo produz hormônios de estresse chamados cortisol e adrenalina. Esses hormônios colocam a corrente sanguínea em estado de alerta. As batidas do seu coração aumentam, assim como a pressão arterial. O bombeamento dos pulmões fica mais difícil, as glândulas sudoríparas se abrem e o estômago não funciona direito. Esses dois hormônios, curiosamente, são na verdade protetores contra alergias e são ministrados em pessoas que apresentam graves reações alérgicas.
A menos que você saiba lidar com o estresse, você sofrerá física e mentalmente. Sentimentos indesejáveis, como ansiedade e depressão, e sinais ou sintomas desagradáveis, como pressão alta, dores de cabeça e nas costas e estômago embrulhado tomarão conta, deixando o corpo exausto e o sistema imunológico em maus lençóis.
Tirando o estresse de sua vida
Felizmente, você pode continuar aprendendo a controlar suas reações com um chefe, um evento ou uma vida estressante. Existem várias formas agradáveis de reduzir o estresse. Algumas das mais eficientes são exercícios regulares - tanto as variedades aeróbicas, como corrida, natação e caminhada, quanto as de treinamento de força, como musculação, meditação e massagem. Não se esqueça: sempre consulte seu médico antes de iniciar um programa de exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário