Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de julho de 2011

TRANSTORNO BIPOLAR

Sintomas do transtorno bipolar

Uma pessoa com transtorno bipolar sofre alterações de humor, desde mania até a depressão, com períodos de “normalidade” entre esses ciclos. A duração desses ciclos varia desde alguns dias até vários meses e eles podem ocorrer sem aviso.

Durante a fase de mania, a pessoa pode sofrer dos seguintes sintomas:
* Sentir-se como “no topo do mundo” e ter abundância de energia,
* Parecer falar e pensar rapidamente.
* Expor numerosas idéias.
* Pensar que é invencível.
* Ter comportamentos imprudentes ou perigosos para si e outros ao redor.
* Ter delírios de fama.
* Acreditar que tem relacionamento especial com alguém famoso.
* Sofrer de falta de sono, ser facilmente distraída e freqüentemente irritável.
Durante a fase depressiva, podem aparecer os seguintes sintomas:
* Sentimento de falta de esperança.
* Perda de todo o interesse em outras pessoas e atividades usuais.
* Sofrer flutuação de peso.
* Sentimento de cansaço contínuo.
* Dormir mais que o comum ou ter insônia.
* Queixa de dores inexplicáveis.
* Problemas de concentração.
* Risco de suicídio.
Os sintomas do estágio depressivo são os mesmos que para uma pessoa com depressão, uma doença mental diferente que não tem a fase de mania. Transtorno bipolar também imita várias desordens físicas, de modo que somente uma avaliação física e mental cuidadosa pode dar diagnóstico preciso.
Causas do transtorno bipolar

As causas do transtorno bipolar são incertas, porém há fatores conhecidos por desempenharem papel no risco para nessa doença mental, como:
* Hereditariedade: o transtorno bipolar ocorre mais freqüentemente em membros da mesma família e pode ser levado por gene herdado de um ou ambos os pais.
* Alterações químicas: pessoas com transtorno bipolar têm alterações químicas no cérebro que estão sendo estudadas para saber se são causa ou efeito.
* Estresse: situações que causam estresse incomum podem engatilhar episódio maníaco-depressivo.

Como qualquer doença mental, o transtorno bipolar não é um sinal de fraqueza moral ou causado por algo que a pessoa fez ou deixou de fazer. Também, como qualquer doença mental, não pode desaparecer sem tratamento.
Tratamento do transtorno bipolar

Uma pessoa com transtorno bipolar, que recebe tratamento apropriado, pode ter vida normal em casa e no trabalho. Hospitalização para pacientes com transtorno bipolar é rara, e somente necessária se a pessoa estiver representando ameaça a si ou aos outros. Amigos e familiares desempenham papel fundamento no tratamento do transtorno bipolar. Pessoas com transtorno bipolar precisam de apoio e encorajamento. 
Remédios no tratamento do transtorno bipolar

O remédio mais comum para tratamento do transtorno bipolar é carbonato de lítio. Ele funciona ao manter equilíbrio químico no cérebro para prevenir variações de humor. Outros medicamentos podem ser usados para tratar os sintomas de depressão. Remédios podem ter efeitos colaterais, os quais algumas vezes são fortes o suficiente para impedir o uso. É essencial o monitoramento contínuo dos níveis de medicamentos no corpo e seus efeitos colaterais. Também pode levar tempo até determinar a dosagem correta de medicação, porém pessoas com transtorno bipolar podem ser tratadas com sucesso e segurança com medicamentos.

Psicoterapia no tratamento do transtorno bipolar

Através da psicoterapia o paciente com transtorno bipolar pode aprender a lidar com situações e pessoas de modo a evitar episódios maníaco-depressivos.

Terapia eletroconvulsiva no tratamento do transtorno bipolar

A terapia eletroconvulsiva é usada em casos mais graves e somente quando outros tratamentos foram ineficientes ou não puderam ser usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário