Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de abril de 2012

“Todo ser humano é um texto a ser lido”

“Todo ser humano é um texto a ser lido”

Lamento muito que esta frase não seja minha, mas é de uma pessoa que eu admiro muito. Que bom que ele me deixa utilizá-la em quase tudo o que falo ou escrevo :>) ! Sempre quis dizer que “todo ser humano é um texto a ser lido”, mas nunca encontrava a maneira certa. Já sentia isso no decorrer do meu trabalho de escrever e lidar com pessoas, mas somente depois que comecei a estudar Psicanálise é que tive noção de quanta verdade existe nessa afirmação. Estou certa de que vou precisar dessas aspas por um bom tempo, até que eu consiga uma definição melhor.
Percebo que quando encaramos cada pessoa que se relaciona conosco como um livro, que começa a ser apreciado, nosso tratamento, para com o interlocutor, muda. Correr os olhos como fazemos, em um primeiro momento numa obra literária, já nos dá as primeiras informações. Mas temos que ir além. Nunca confie totalmente em sinopses. Prefiro começar logo a “ler” o outro. No entanto, esta segunda leitura nem sempre é fiel ao conteúdo. Há sempre algo mais: figuras de linguagem, construções diferentes, licenças poéticas e muitas reticências ocultadas.
Interpretar esse texto humano é o que me fascina. Saber, por exemplo, que o que a pessoa diz não reflete, necessariamente, o que ela sente e que o que ela mostra é resultado de reações incríveis que a mente humana foi capaz de fazer diante de suas experiências vividas. É preciso entender muito mais do que o significado de palavras para ler o texto apresentado pelo ser humano.
A comunicação não verbal, muitas vezes, proporciona mais informações do que raciocínios expressados por meio da fala. O autor da frase, meu professor carioca, que detém muito conhecimento da teoria de Freud, mas admite, em todo momento, que precisa continuar aprendendo, vai mais além: a gente diz e mostra o que pode. Fazemos manobras inconscientes para poder expressar determinada impressão, sem nos ferirmos. E quanta energia gastamos nisso! Investimos mais para ocultarmos do que para vivermos em equilíbrio.
Página a página é folheada, algumas marcadas com marca-texto, outras deixamos para ler melhor depois, outras ainda nos dão sono… A verdadeira leitura consiste em ser capaz de entender as entrelinhas.
Ops! Já ia me esquecendo de dar o crédito do autor da minha frase preferida (o que será que isso significa? rsrsrs):
“Todo ser humano é um texto a ser lido” – Uyratan Carvalho

Taciana Chiquetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário