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Os impactos da quebra de confiança
Sílvia Somenzi
Impressiona a dificuldade das pessoas em avaliar os impactos de seus próprios atos sobre o seu futuro.
Muitas vezes por circunstâncias ou por decisões individuais, as pessoas acabam por passar sobre o que é importante em qualquer relacionamento de negócios: a confiança.
A confiança não se conquista imediatamente, mas ao longo do tempo e com muita demonstração na atitude diária.
É uma construção que precisa de continuidade, isso quer dizer que você nunca pode deixar de ser confiável ou agir de forma confiável.
Por isso mesmo que a quebra de confiança provoca ruptura e torna as pessoas cada vez mais restritivas sobre a forma como abrem espaço uma para as outras.
Quando algo se perde, há alguns caminhos que se tomam:
§ alguns fazem de conta que nada aconteceu, como se nada fizesse diferença para o seu próprio futuro, comportando-se em uma estratégia avestruz;
§ alguns percebem que há impacto mas agem apenas para justificar as suas atitudes para o seu meio de convivência, normalmente não compreendendo as suas responsabilidade em uma ruptura, comportando-se em uma estratégia pavão;
§ alguns, depois de um significativo tempo e compreendendo as reais perdas e a dificuldade da retomada, buscam reposicionar-se e reconquistar a confiança.
Seja como for, seja qual for à escolha do caminho que você toma, lembre-se que a quebra de confiança é devastadora para sua preparação como um profissional sério, para o seu futuro, pois a percepção do mercado é à tendência a reincidência, e principalmente, aos olhos dos outros, você não é profissional.
A extensa velocidade e o tempo para a construção de confiança são inversamente proporcionais a perda desta.
Muitas vezes por circunstâncias ou por decisões individuais, as pessoas acabam por passar sobre o que é importante em qualquer relacionamento de negócios: a confiança.
A confiança não se conquista imediatamente, mas ao longo do tempo e com muita demonstração na atitude diária.
É uma construção que precisa de continuidade, isso quer dizer que você nunca pode deixar de ser confiável ou agir de forma confiável.
Por isso mesmo que a quebra de confiança provoca ruptura e torna as pessoas cada vez mais restritivas sobre a forma como abrem espaço uma para as outras.
Quando algo se perde, há alguns caminhos que se tomam:
§ alguns fazem de conta que nada aconteceu, como se nada fizesse diferença para o seu próprio futuro, comportando-se em uma estratégia avestruz;
§ alguns percebem que há impacto mas agem apenas para justificar as suas atitudes para o seu meio de convivência, normalmente não compreendendo as suas responsabilidade em uma ruptura, comportando-se em uma estratégia pavão;
§ alguns, depois de um significativo tempo e compreendendo as reais perdas e a dificuldade da retomada, buscam reposicionar-se e reconquistar a confiança.
Seja como for, seja qual for à escolha do caminho que você toma, lembre-se que a quebra de confiança é devastadora para sua preparação como um profissional sério, para o seu futuro, pois a percepção do mercado é à tendência a reincidência, e principalmente, aos olhos dos outros, você não é profissional.
A extensa velocidade e o tempo para a construção de confiança são inversamente proporcionais a perda desta.
A lógica desta “equação” é definida pela importância que ato de confiar tem para as pessoas, onde confiar é doar-se, pois acreditar em algo é abrir-se para a reciprocidade.
Quem confia antes se sente ludibriado quando se quebra essa confiança, e é preciso agir imediatamente para que isto não faça se deixar de confiar em alguém novamente.
As relações profissionais são definitivamente o reflexo de quem você é e no que você acredita, logo, entenda que ser confiável significa solidez, a possibilidade de reais oportunidades e principalmente a percepção de sua capacidade de colaboração.
Quem confia antes se sente ludibriado quando se quebra essa confiança, e é preciso agir imediatamente para que isto não faça se deixar de confiar em alguém novamente.
As relações profissionais são definitivamente o reflexo de quem você é e no que você acredita, logo, entenda que ser confiável significa solidez, a possibilidade de reais oportunidades e principalmente a percepção de sua capacidade de colaboração.
Saiba que a confiança é fundamental para o seu crescimento e para o mercado.
E sem dúvida, é este que agradece.
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