Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Fendas no coração


Fendas no coração


Quando nascemos nosso coração é inteiro. Fechado, envolto, é aos pouquinhos que vai se abrindo e aprendendo o que é o amor e a dor.


Com o passar dos anos vamos nos entregando às paixoes, às esperanças, às expectativas de encontrar a felicidade. E as decepções chegam... e o fechamos!


Nosso erro é fechá-lo com mágoas por dentro, com as feridas que, sem ar, sem a possibilidade de carinho que entre, possam cicatrizar. Por isso pessoas amarguradas podem ficar assim até a morte. É preciso deixar uma fenda onde as tristezas possam se evacuar, onde elas liberem lugar para que o amor entre novamente. Só que é preciso ter o cuidado para não deixar uma fenda grande demais!...
Um coração cansado e carente é uma presa fácil. Pessoas que vivem desgastadas por uma vida inteira onde os sonhos parecem já não mais existir, podem confundir com amor a necessidade de sentir de novo emoção e paixão. Pessoas que encontram a sua alma-gêmea no momento exato que se sentem fragilizadas precisam ter o cuidado para não cair nessa armadilha.


Sei que é difícil ser objetivo nessas horas. A monotonia do nosso dia pode fazer com que vejamos as coisas de fora bem mais bonitas do que são realmente. Há um momento onde queremos voltar no tempo da adolescência e sonhar de novo com um grande amor, queremos paixão, queremos sentir de novo o coração batendo mais forte, queremos a dor no estômago da espera de um encontro marcado, a felicidade misturada com ansiedade ou não sei o quê. Nessas horas deixamos uma fenda grande demais no coração e um pouco de atenção, uma palavra carinhosa ou um gesto gentil podem entrar e tomar forma de amor, que na realidade amor nao é: é necessidade! Necessidade de reviver.


Sei como dói ouvir coisas assim, porque então tudo parece ainda mais sem sentido. Só nós sabemos o que vai por dentro do nosso peito. E, portanto... deixe o tempo passar... a pessoa perfeita já não será assim tão perfeita, o grande amor que chegou já não vai parecer assim tão grande. Quando estamos nos afogando é fácil segurar a primeira tábua que nos cai nas mãos, mas isso pode ser apenas um meio da gente nadar até a praia para ver novos horizontes. 
Uma vida mal resolvida não encontra soluções mágicas em um amor que acabou de chegar. Cada coisa no seu tempo. 


Antes de deixar entrar alguém pela fenda do seu coração, jogue fora sua infelicidade. Faça faxina interna, coloque ordem, resolva sua vida. Depois siga em frente... um amor verdadeiro talvez te espere do outro lado, mas então você vai saber que não o tem por carência, mas porque a vida resolveu te dar uma segunda chance. 

Letícia Thompson

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Entre cardos e espinhos...



Entre cardos e espinhos...


Há coisas que vêm para o mal, outras para o bem. Mas todas as coisas que chegam nos trazem aprendizado. Só que é muito difícil de entender no momento em que acontece.

Como ver bem com olhos marejados de lágrimas? Como pensar direito com o coração cheio de dor ou com nosso físico sofrendo?

Difícil... difícil abrir os olhos, se levantar, caminhar sem se entregar. Difícil sentir, perdoar, entregar os pontos, ouvir conselhos, dar razão, aceitar.

Mas passados os instantes de angústia, passadas as horas que não se importam se paramos ou não, podemos abrir os olhos e ver. Podemos ver que tudo na vida tem significado, que de tudo podemos tirar aprendizado. Uma pessoa pode aprimorar-se acertando sempre, mas ela não aprende nada novo.

Um amigo com o qual você contava muito te decepcionou? Ai!... isso dói demais! Mas, ainda assim, você aprendeu a conhecer a outra face dele e o relacionamento torna-se mais límpido. O seu amor te deixou, você perdeu o emprego? Provavelmente é hora de você reavaliar sua vida, suas prioridades, suas escolhas e escolher outro caminho.

Se você perdeu um ente querido, apesar de todo o sofrimento que isso causa, você deve aprender a ter mais cuidado ainda com as centenas de outros que ainda estão fazendo parte da sua vida e olhá-los com olhar novo e amoroso.

Tudo!!! Tudo na vida é aprendizado. Entre cardos e espinhos há ainda flores que nascem, há o sol que aquece e o vento que refresca. E há você, que talvez nem perceba, que é importante na vida de alguém.

Se você chora, se você sofre, é que suas emoções estão bem vivas dentro de você. Aproveite, então, e faça delas seus degraus de subida.

Não foi a morte de Cristo uma vitória? Aos olhos dos que O condenaram era uma derrota, mas se isso não tivesse acontecido nós não receberíamos o maravilhoso presente da salvação.

Da semente que se entrega nasce a flor; da flor que se entrega, vem o fruto, que serve para nosso alimento. E nós? Nós estamos aqui aprendendo e ensinando uns aos outros que a vida é muito mais do que ser ou fazer feliz, mas é um aprendizado diário do qual ora somos mestres, ora servos.

Não precisamos atravessar a vida sem dor, sem problemas. O que podemos fazer é aprender a lidar com eles e tirar o máximo do que podem nos ensinar.

E vamos continuar caminhando... e se as flores não nascerem no nosso caminho, a gente planta, colhe e recomeça.

Vida é luta? Sim... mas lutar é viver!

 Letícia Thompson

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ANSIEDADE X CONFIANÇA


ANSIEDADE X CONFIANÇA

“Não andeis ansiosos por coisa alguma, em tudo, porém sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições com orações, súplicas e ações de graça” Filipenses 4:6

Que difícil seguir essa orientação! Na vida estamos sempre esperando por alguma coisa, e a ansiedade se torna algo que já faz parte do cotidiano! É aquele sentimento de apreensão, aquela sensação de inquietude, que nos leva a pensar constantemente no que ainda vai acontecer no que falta ser resolvido.

É interessante que o fato de simplesmente pensarmos em nossos problemas não pode mudar nada, nem fazer com que nenhum deles se resolva apenas na força de nosso pensamento. Mas mesmo assim, continuamos a pensar quase que ininterruptamente sobre o que nos aflige. Pensar apenas nos gera um mal estar maior ainda diante daquilo que somos impotentes, e traz um sentimento de preocupação no qual não temos estrutura para encarar.

E automaticamente, quanto mais pensamos, mais ansiosos ficamos, afinal de contas, estamos sendo cada vez mais tomados por esse sentimento de expectativa em algo que precisa acontecer. Incrível, que esse verbo “andar” realmente faz sentido, porque muitas vezes esse se torna nosso estilo de vida, pois nosso dia a dia é movido por coisas que aguardamos, e que nos geram muitas vezes algum tipo de angústia que enfrentamos todas as vezes que nos deparamos com nossas limitações.

E a única solução que existe para nossos anseios, é canalizar isso em Deus, com orações e súplicas, ou seja, algo que na Psicologia chamaríamos de Catarse, que seria contar para Deus todos os nossos conflitos, tudo que nos gerou aflição , deixar vir à tona com Ele todas as nossas emoções. Logo depois viriam as ações de graça, que seriam comparadas a teoria do Pensamento Positivo, que é agradecer, em tudo ver o lado bom, e nós como cristãos temos realmente esse recurso disponível não só no pensamento, mas garantido também na Palavra de Deus, afinal nós sabemos que:

“Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” Romanos 8 :28

E quem melhor do que o nosso Deus para nos desabafarmos e relaxarmos que Ele cuidará de tudo?! Afinal, Ele é o único que pode entrar com recursos quando os nossos se esgotam, vale a pena deixar de gastar as próprias forças e buscar a força dEle inclusive para descansar e crer que temos o Melhor já reservado por Ele para nós e na hora certa cada coisa chegará.

Que possamos fazer como essa breve ilustração abaixo mostra, e deixar que nossa vida siga a direção natural que Deus já planejou para nós.

“Um dia, uma centopeia, quando estava para andar, examinou suas pernas para decidir-se qual iria mover primeiro. Deveria uma perna direita ou a esquerda mover-se primeiro? Seria a oitava ou a décima perna? A centopéia ficou ali parada tentando tomar uma decisão. O problema da mente tornou-se um problema da prática. Por fim, veio o sol. Sem pensar, a centopéia correu para ver o sol, sem considerar qual perna deveria mover primeiro. Ela esqueceu-se de como andar e simplesmente andou. Quando se foi o problema da mente, o problema da prática também desapareceu.”

Enquanto ela se preocupava não conseguiu se mover, quando ela parou de focar em sua ansiedade sobre o que seria melhor fazer primeiro, e simplesmente agiu naturalmente deixando a vida seguir seu curso natural projetado por Deus, o que ela precisava aconteceu.


Amados, do meu coração, quis compartilhar esse texto com você porque falou muito comigo. Esse texto não é meu, é de Rafaeli Lima (@rafaeli_lima) uma das colunistas do site do nosso ministério EU NÃO ESTOU SÓ.


Na paz d’Aquele que nos faz descansar em águas tranquilas, mesmo quando tudo está sendo levado pelo furação.

Felipe Heiderich
Pastor e apresentador de TV
http://euescolhiesperar.com

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Decisões



Decisões

Nossa vida se desenrola numa série de encruzilhadas, diante das quais precisamos fazer opções. Aí é que aparece este impulso de autodeterminação pessoal chamado liberdade. Nele pode estar toda a nossa grandeza se acertarmos, ou a nossa miséria, se errarmos.

Seus fracassos e decepções estão todos no passado. Eles nada têm a ver com o que você deseja  conquistar a partir de hoje.
Só o homem que chegou ao ponto mais alto da árvore da vida é capaz de decidir…

Você começa cada dia como uma folha em branco. Cada momento é uma oportunidade de  começar  a transformar seus sonhos em realidade.

O que já passou não importa mais. Sim, o passado trouxe você até aqui. Mas agora, seu caminho se divide em infinitas direções, e você pode  escolher qual delas deve seguir.

Aprenda com o passado e deixe-o para trás. Desejar que tivesse sido diferente é perda de tempo e energia.

Continuar convivendo com as limitações do passado é desperdiçar o enorme potencial da sua vida. Seu passado não define quem você é ou o que você pode conquistar. E quem decide isso é você.

“É mais fácil atirar pedras do que se defender delas.”
PensamentosLucena

domingo, 5 de agosto de 2012

Pequenas sementes


Pequenas sementes


Já vi grandes proezas no mundo. Coisas extraordinárias onde a mente busca uma explicação racional e não encontra. Mas nunca vi alguém alcançar o horizonte com a cabeça voltada para o chão. Nunca vi ninguém vencer na vida e sentir-se vencedor, sem que essa pessoa não tenha que ter passado por caminhos pedregosos e não tenha levantado a cabeça e colocado mãos à obra, tirando uma a uma as pedras.

Grandes pessoas fazem grandes coisas. Grandes pessoas compreendem antes das outras que é necessário um comportamento físico e espiritual de uma pessoa vitoriosa para que a vitória seja alcançada.

As soluções que Deus nos dá muitas vezes são pequenas sementes que precisamos plantar e cultivar com fé e determinação. A paciência e perseverança fazem parte do dia-a dia de todo jardineiro que nunca desiste, mesmo se o solo é árido, se não chove e que ele precisa fazer um esforço a mais para continuar acreditando que o mundo poderá florescer novamente.

Letícia Thompson

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Pessoas São Presentes de DEUS


Pessoas São Presentes de DEUS

As pessoas são presentes de Deus para mim. Já vêm embrulhados, alguns lindamente e outros de modo menos atraente. Alguns foram danificados no correio; outros vem por “entrega especial”; alguns são desarmados; outras hermeticamente fechados.

Mas o presente não é a caixa e sim o que está dentro dela – esta é uma importante descoberta. É tão fácil cometer um erro a esse respeito! Julgar o conteúdo pela aparência…

Às vezes, o presente é aberto com facilidade; às vezes é preciso de ajuda. Talvez porque tenham medo. Talvez porque já tenham sido magoados antes e, não queiram ser magoados de novo. Pode ser que já tenham sido abertos e depois jogados fora. Pode ser que agora se sintam mais como “coisas” do que “pessoas humanas”…

Sou uma pessoa: como todas as outras, também sou um presente. Deus encheu-me de uma bondade que é só minha. E, contudo, às vezes tenho medo de olhar dentro da minha caixa. Talvez eu tenha medo de me desapontar… Talvez eu não confie em meu próprio conteúdo. Ou pode ser que eu nunca tenha realmente aceitado o presente que eu sou.
.. 
Todo encontro e relacionamento entre pessoas é uma troca de presentes… O meu presente sou eu; a o seu presente é você.
Somos presentes um para o outro…

PensamentosLucena